domingo, 11 de setembro de 2011

BIPOLAR: Você sabe da gravidade desta doença?

Quando se fala em doença grave, todos nós pensamos em doenças que nos tiram a capacidade de termos nossas atividades normais, e que nos incapacitam para quase tudo.
Mas alguma vez você pensou que uma pessoa Bipolar passa por isto?
Para quem não sabe, o transtorno Bipolar é a oscilação de humor entre a euforia e a depressão, e se você pensar bem vai encontrar alguém do seu relacionamento que apresente estes sintomas.
Eu nunca imaginei que um Bipolar ficaria mais incapacitado para suas atividades normais do que uma pessoa que sofre de câncer, mas esta foi a conclusão que chegaram alguns  pesquisadores; pesquisa esta publicada no “Archives of General Psychiatry”.
Segundo um relatório da OMS, a bipolaridade representa 0,9% das doenças incapacitantes logo à frente do Alzheimer, com 0,8%.
Em entrevista, um Psiquiatra disse que a Bipolaridade é crônica e leva meses para que o paciente consiga se restabelecer, prejudicando consideravelmente o seu relacionamento no trabalho e com a familia.
Mesmo a doença sendo diagnosticada, segundo a pesquisa, mais da metade das pessoas não recebe tratamento adequado, o que agrava os sintomas, com mais recaídas, mais riscos de suicídios e mais chances da pessoa se envolver com drogas e alcool.
Em geral a Bipolaridade é tratada com descaso, trata-se como um mal humor passageiro, todos ao redor criticam suas atitudes intempestivas e acabam o hostilizando e criticando o seu comportamento.
Portanto se você conhece alguém com estes sintomas, oriente-o a procurar um Psiquiatra, pois quanto mais rápido diagnosticado e tratado, a chance de melhora é grande, e para as pessoas que convivem com o paciente um alívio, pois fica muito difícil conviver com uma pessoa com esta sindrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário